No próximo sábado, dia 7 de novembro, o Colégio Lacordaire apresenta o Espaço Lacordaire 2015. O evento consiste na exposição de projetos e pesquisas produzidos com um tema central, este ano os alunos dos ensinos Infantil, Fundamental I e II e Médio desenvolveram trabalhos relacionados à sustentabilidade. Com o objetivo de incentivar e valorizar o conhecimento adquirido por meio de pesquisas, o Espaço Lacordaire vai reunir os trabalhos dos estudantes dos ensinos Fundamental II e Ensino Médio das 14h às 18h. A turma do 7º ano vai apresentar o tema: “A Sustentabilidade na Floresta Amazônica”, já os jovens do 8º período trazem as “Fontes de energia sustentáveis”, “A casa ecológica”, “Os ecossistemas e a nossa salvação” e “Fim do Universo”. Os alunos do 9º ano irão discutir “A Energia elétrica”, “A sustentabilidade social e as metas Globais”, “As Metas Globais para o desenvolvimento sustentável”, a “A tecnologia e a sustentabilidade” e a “Sustentabilidade e Meio Ambiente”. O primeiro ano do ensino médio desenvolveu as pesquisas com base nos temas: “Energia”, “O futuro do Planeta”, “Sustentabilidade na alimentação”, “Projeto Marte” e “Padrões naturais Fibonacci”. Por fim, o segundo ano discute as fontes de energia renovável e desenvolveram um plástico sustentável a partir da fécula da batata. Além disso, os alunos apresentam o tema “Maremotriz”. Lacord’Art O Lacord’Art – que acontece das 16h às 18h – reúne os trabalhos dos ensinos Infantil e Fundamental I. Também engajados com a sustentabilidade, os estudantes do Mini e Maternal utilizaram livros pedagógicos para aprender sobre a reciclagem. O primeiro período B e o segundo período A desenvolveram Instrumentos Musicais utilizando diversos materiais que seriam descartados.  Já o primeiro período A e o Mini Maternal B produziram brinquedos com produtos recicláveis. O segundo período B e C apresentam diversos jogos também confeccionados com materiais reaproveitados. O primeiro ano A e B utilizou o plástico para apresentar soluções em utilidades domésticas como: porta-treco, pufes, vassouras, entre outros.  O segundo período A e B reaproveitou o papel como base em seus trabalhos e produziram o convite para o evento com papel reciclado, que em sua composição levou casca de cebola triturada para a textura do material.  O terceiro ano A e B retiraram a matéria prima da natureza para os trabalhos. Os alunos aproveitaram materiais como pinha, casca de ovo e cabaça para compor as peças que estarão em exposição. O vidro também ganhou novas formas com os estudantes do quarto ano A e B. Eles reaproveitaram potes de palmitos, maionese, entre outros produtos e aplicaram técnicas de pintura como craquelê. O quinto período A e B desenvolveu seu trabalho com alumínio. As latinhas de refrigerante ganharam formas de flores e outras composições. A turma do integral realizou o estudo “Obra do Artista”, fazendo uma releitura de objetos decorativos com diversos materiais.