Métodos

Para auxiliar e transformar o processo de aprendizado em algo dinâmico o Colégio Lacordaire apresenta ferramentas de ensino que auxiliam o aluno e professor a tirar o melhor proveito em sala de aula. Confira:

Habilidades de Vida

Fazendo parte da Plataforma de Ensino Eleva, o programa Habilidades de Vida, é voltado para os alunos do Ensino Fundamental e oferece um conteúdo personalizado que estimula o senso de liderança e valores sociais e emocionais. Tais conceitos norteiam o aluno, por exemplo, sobre como lidar com as emoções, construir relações sólidas e despertam o autoconhecimento e a empatia e são indispensáveis tanto para o progresso na vida escolar quanto para a pessoal.

Matemoteca

Criada em 2007, sob a orientação e supervisão do professor Gilson Caiares, a Matemoteca é um espaço especial que é adequado para estimular nos alunos o desenvolvimento das diferentes maneiras de pensar, ligadas ao raciocínio lógico e à capacidade em resolver problemas e o amor pela matemática. No aprendizado é utilizado recursos diferenciados como jogos, materiais concretos, recursos visuais, entre outros. Ao longo do aprendizado o aluno estará preparado para reconhecer a matemática como aliada na ampliação de conhecimentos, da visão espacial e a percepção das relações de tempo e espaço. Além de aprender outros conceitos como explorar, com autonomia a criatividade, o raciocínio abstrato intuitivo, analógico e lógico/demonstrativo, entre outros conceitos ligados à esta importante matéria.

Inglês e Espanhol

Completando a missão de preparar o aluno para a carreira profissional de sucesso, o ensino de uma segunda e terceira línguas é estimulado desde a Educação Infantil. Através da música, jogos e brincadeiras divertidas as crianças são familiarizadas com o idioma e conforme avançam no ensino o contato com a língua é ampliado. Já a partir do 6º ano, o colégio oferece o ensino do Espanhol como atividade complementar e a divisão conforme os níveis de conhecimento. Já no Ensino Médio o Espanhol é trabalhado como disciplina da Grade Curricular.

Ao longo do processo de ensino-aprendizagem, o aluno terá a oportunidade de, por exemplo, desenvolver habilidades de produção oral e escrita, conhecer as estruturas básicas da outra língua, transferir o conteúdo aprendido para situações de uso social da língua; entre outros domínios.

Oportunidades de Intercâmbio: Ao chegar no Ensino Médio é oferecida a oportunidade de uma “International Experience” em que os alunos frequentam uma Escola de Inglês, vivenciando com pessoas do mundo todo, o “American Way Of Life”. Como imersão na cultura e língua espanhola, o colégio oferece aos alunos do 8º e 9º ano, intercâmbio no Chile para que eles vivenciem experiências naquele país.

Informática

Aliar ensino e tecnologia é uma tarefa de grande responsabilidade. Desde o início de suas atividades, o Colégio Lacordaire busca as melhores práticas no ambiente educacional e utiliza, por exemplo, o projetor interativo.

Em aulas, os professores e alunos podem fazer uso da internet para fins educacionais priorizando o uso da tecnologia de forma inteligente. Os alunos também têm acesso à aplicativos atualizados da Plataforma Digital ELEVA para aprofundamento do conteúdo da sala de aula.

Bilingual Program

Mais uma experiência enriquecedora na educação. Com o auxílio de ferramentas e projetos dinâmicos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental terão aulas em inglês pelo Bilingual Program.

A proposta pedagógica estimula a curiosidade, o pensamento crítico e a colaboração entre alunos, explorando a língua inglesa de maneira natural. O sistema funcionará com a ampliação da carga horária semanal de atividades e projetos interdisciplinares que buscam a convivência na nova língua.

Música

O Colégio Lacordaire sempre se preocupou com valores que ultrapassam as expectativas educacionais tradicionais assim a música tem um espaço significativo e é parte importante do aprendizado desde a Educação Infantil. Todas as atividades musicais são cuidadosamente planejadas e orientadas pela equipe do colégio com instruções técnicas e apoio do Professor Victor Daniel.

A partir do 6º ano a música passa fazer parte da grade curricular dos alunos. Nas aulas, eles s têm um contato direto com a música através de experiências musicais de todos os tipos (apreciação auditiva, teoria, canto, instrumentos) e o instrumento musical utilizado nessa série é a Flauta Doce. A partir do 7º ano até o 9º ano, a Flauta Doce é substituída pelo Violão o que proporciona aos alunos um contato mais intenso com a música. Os alunos têm a oportunidade de executar músicas populares (tocando e cantando) individualmente ou em grupo de uma maneira onde cada um experimenta a arte de maneira bastante acentuada.

No Ensino Médio a música deixa de fazer parte da grade curricular e passa ser opcional e os alunos são convidados a fazer parte de um projeto que chamamos de “Oficina de Música” que tem como objetivo mostrar a música de uma maneira profissional. Uma ou mais bandas são formadas com os alunos do Ensino Médio e os mesmos têm a oportunidade de se apresentarem nos eventos realizados pelo colégio além de tocarem nos intervalos das aulas.