Projetos

Conheça os projetos interdisciplinares que o Colégio Lacordaire oferece:

Educação alimentar

O projeto voltado para alunos da Educação infantil ao 5º ano visa apresentar alimentos saudáveis e como obter um cardápio equilibrado que promove o bem-estar. Na cantina deste segmento não são servidos refrigerantes e as opções de doces e alimentos gordurosos são bem restritas. No cardápio, elaborado pela nutricionista, Lívia Diniz, estão presentes alimentos saudáveis, distribuídos de maneira equilibrada. A partir do 6º ano, estes conceitos continuam sendo reforçados, nas aulas de Ciências e Ética.

Educação para o trânsito

Saber se comportar no trânsito é uma cosia que devemos aprender desde cedo. Os alunos dos Ensinos Infantil e Fundamental I têm várias dicas sobre o comportamento adequado e seguro de pedestres, condutores de veículos e passageiros. O ensino é feio por meio de jogos e atividades divertidas que simulam o comportamento do cotidiano e ensina conceitos de educação e convívio social.

Educação Tecnológica – Robótica

Unindo conceitos e conhecimentos de física, matemática, engenharia mecânica e elétrica e inteligência artificial o projeto de educação tecnológica estimulado nas aulas de Robótica oferece aos alunos possibilidades de desenvolvimento e integração de várias técnicas e algoritmos para a criação de robôs. O contato nesse âmbito começa desde o Ensino Fundamental I e conforme os alunos avançam os conceitos mudam: vão desde conceitos mais simples de montagem até os mais avançados com utilização de programação através de computadores.

Educação Financeira

O objetivo principal do projeto é criar bases, para que as crianças possam ter uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. O aprendizado é voltado para alunos da Educação Infantil e os do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental com atividades para cada faixa etária. É um projeto indispensável para instruir e orientar os alunos que estão imersos em um mundo cada vez mais consumista. Entre as ferramentas utilizadas estão slides, vídeos, cartazes, feira de trocas, mercadinho, história em quadrinhos e outros.

Projeto de Leitura

Ler é conhecer outros lugares sem precisar sair de onde está. O prazer pela leitura é algo estimulado pelo Colégio Lacordaire. Os alunos têm contato com os livros desde o Ensino Fundamental e aprendem a apreciar um texto, atribuir sentido a ele, reler, comentar, comparar com outras leituras, ouvir com atenção. Com este Projeto, nossos alunos são incentivados a praticar leitura de forma crítica, desenvolvendo a habilidade de verbalizar suas ideias e impressões acerca do que foi lido.

Projeto Olhares

Interdisciplinaridade é o ponto forte do projeto olhares. Em uma mesma aula, os professores do Ensino Médio buscam ligar mais de uma disciplina através de um eixo temático e atual. Isso possibilita aos alunos do Ensino Médio construir uma visão mais crítica de determinados assuntos e assim ficaram prontos para debaterem com seus familiares e amigos. O projeto tem o intuito de mostrar que, mesmo abordando cada disciplina separadamente, com professores especializados, a educação refere-se a um todo.

Lacord’art

A busca e o desenvolvimento da sensibilidade e da criatividade. O projeto Lacord’art proporciona aos alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental uma leitura do mundo e de si próprios através das artes. O resultado do projeto é a exposição dos trabalhos desenvolvidos, em torno de um tema principal de acordo com cada disciplina e faixa etária. A exposição acontece de dois em dois anos.

Espaço Lacordaire

Desenvolvendo o senso crítico e abrangendo diversas disciplinas, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio apresentam as experiências e seus conhecimentos em salas em uma exposição que une arte, música e criatividade. O espaço Lacordaire proporciona aos alunos uma experiência completa de exposição em que podem aprenderem e também ensinarem os colegas e familiares um pouco sobre cada tema proposto. O projeto acontece a cada dois anos.

© 2017 Todos os Direitos Reservados